Odisseia de uma Vaca

Muito se ouve falar em Tragédia Grega, mas o foco desta montagem é a Comédia Antiga, a antítese da Tragédia e responsável pela verdadeira crítica social, já que propõe, segundo C. Maurice Bowra, “(...) contemplar a vida de um ponto de vista antitético”.

Buscando inspiração nas comédias de Aristófanes, o diretor Daniel Cardoso construiu a ideia desta encenação, ao adaptar o conto russo Odisséia de uma Vaca, de Arkadi Averchenko. Na história, um homem ganha uma vaca como prêmio e precisa de um lugar para deixá-la em segurança. No entanto, nem todos possuem um lugar ideal para preservar uma vaca. Com este “presente de grego” nas mãos, Pedro começa a perder tudo que possui: a namorada, o quarto na pensão onde mora, os amigos. E com isso, estabelece-se a tragédia em sua vida... neste caso, a comédia.

O elenco é formado por sete atores, todos em cena durante todo o tempo interpretando os elementos do “coro cômico”. Eles fazem o papel do coro, que forma a vaca da história através das máscaras, se destacando vez por outra para interpretar este ou aquele personagem. Toda a esquete explora a capacidade corporal e sonora dos atores em cena, buscando a teatralidade em sua forma mais essencial.

-----

elenco:
Airam Pinheiro
Alexandre Wacker
Andréa Quesado
Luciano Andrade
Manuela De Lorenzo
Roberta Castro
Sônia Tinoco


texto: Arkadi Averchenko
adaptação e direção: Daniel Cardoso